quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Marketing do Tupi é assunto de debate

A diretoria do Tupi esteve ontem na Faculdade Estácio de Sá para debater marketing esportivo e administração do time

A diretoria do Tupi, representada pelo diretor executivo, Setembrino Ramalho, o diretor de Marketing, João Roberto Marques Lobo e o diretor da Signa Comunicação, Armando Ziller, participaram de uma mesa de debates sobre marketing esportivo. A palestra, voltada para os estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Administração, teve como temas a viabilidade e a administração de futebol e as estratégias de marketing e comunicação. Na ocasião, ainda foi firmada uma parceria entre o Tupi e a Faculdade Estácio de Sá.

O diretor executivo, Setembrino Ramalho, abriu o debate com a seguinte questão: O esporte é um negócio viável? É possível trabalhar o esporte como empresa?

Para Setembrino, o Tupi, definitivamente, é um bom negócio. Mas os resultados e o retorno financeiro não vêm imediatamente, são esperados a médio e longo prazo, com investimentos contínuos. Por isso, a AGM trabalha com planejamentos e estimativas de até quatro anos, com metas a serem cumpridas. Por exemplo, estivemos na série C, não conseguimos nos classificar, mas montamos um time para a Taça Minas. Já estamos disputando este campeonato, pensando também no Campeonato Mineiro do ano que vem.

“Essa movimentação característica transcende os limites do futebol. Estamos lidando com marcas que têm representação e apelos emocionais muito fortes, por isso, é necessário criar canais eficazes de comunicação com a torcida, com os patrocinadores e com toda a imprensa” – completa João Roberto, diretor de Marketing.

Neste sentido, a agência Signa, responsável pela assessoria de Comunicação criou alguns canais de comunicação para suprir necessidades urgentes do time. Armando Ziller, diretor da agência, disse que “as ações que estão ocorrendo hoje são para ‘apagar incêndio’. A AGM teve pouco tempo para se estruturar, (menos de dois meses) e as estratégias de comunicação que adotamos, como o blog, o Orkut, o mural da Torcida, o Chute a Gol e o canal de comunicação com os patrocinadores são medidas emergenciais. Com estabilidade, vamos criar um planejamento forte e eficaz. A participação dos torcedores no estádio é essencial, para incentivar o time e conquistar patrocinadores.”

Atualmente, o Tupi funciona basicamente com a renda dos patrocinadores. A longo prazo, o time investirá em projetos para abrir novas oportunidades de investimento, a exemplo do Cruzeiro. “Da renda de R$ 30 milhões, apenas 5 mi são de patrocinadores. Os outros 25 mi são obtidos com a venda de jogadores, sócio-torcedores e venda de produtos oficiais. Queremos chegar a esse estágio” – afirma Setembrino.

“Esporte é um investimento de longo prazo. Os patrocinadores investem em uma imagem, que pode refletir garra, saúde, união; a torcida não incentiva apenas um jogador, ela torce pelo time todo. Por isso, o trabalho de marketing integrado com a administração do clube é essencial, para que o clube todo seja consolidado”, conclui João Roberto.

Parceria


Na ocasião, o Tupi firmou parceria com a Faculdade Estácio de Sá, fechando a contratação de dois estagiários de jornalismo. Através da Assessoria de Comunicação prestada pela Signa, os dois estudantes serão responsáveis por suprir o blog, o Orkut e a imprensa com informações diárias sobre o Tupi. Os dois novos contratados iniciam as atividades ainda esta semana.

Nenhum comentário: