domingo, 19 de agosto de 2007

Onde foi que eu errei?

Quem ouviu a oração entusiasmada no vestiário do Tupi antes da partida, ou acompanhou a evolução nos treinos durante a semana, ou simplesmente leu, aqui no blog, o Zé Luís dizer: “O clima está diferente sim, bem melhor e um jogador que tem grande participação nisso é o João Júnior”, se surpreendeu na partida contra o Ituiutaba.

Não foi a mesma coisa. Onde estiveram o entrosamento, a garra, a liderança? Os torcedores, com razão, estão frustrados, irritados e até decepcionados. Alguém, lá na comissão técnica, deve estar se perguntando: onde foi que eu errei?

É difícil acertar o ponto certo, mas seria bom ouvir alguns torcedores. Durante sua longa carreira de Tupi no Municipal, eles adquiriram um pouco de técnico (e não têm nada de cegos). O torcedor Pedro, na comunidade do Tupi no Orkut, levantou um brilhante argumento:

“Não temos laterais eficientes e aquele meio de campo ‘joga a bola em mim q eu resolvo’. Ninguém chamava a responsabilidade para si e os laterais subiam ao ataque com uma certa deficiência, parecendo q estavam se escondendo do jogo”. Verdade, Pedro. O Zé Luís, que assistiu o jogo das cabines, também não gostou da atuação do time e disse que vai mudar esta semana.

Cadê aquele líder em campo? Já que todo mundo sentiu a diferença com a volta do João Júnior, inclusive o Zé Luís, ele poderia sim, assumir essa responsabilidade. Capacidade, talento e carisma ele tem.

Mas será que tudo isso não tem a ver com o troca-troca de posição e de esquema? Jogador eficiente precisa de estabilidade na sua posição para desempenhar bem o seu papel e melhorar cada vez mais.

Durante toda a semana toda, nós vimos 4-4-2 no Santa Terezinha. Aos 30’ do primeiro tempo sai o Cayo e entra o Wendell, para voltar pro 3-5-2. O Nilton, que tem porte suficiente para parar qualquer ataque, foi parar na lateral. E aí? Todo mundo ficou meio perdido dentro de campo e só foi se achar lá pelas tantas do segundo tempo, quando Robinho entrou para armar algumas jogadas.

Aí o time pressionou, tentou armar jogadas pelas laterais e explorou algumas jogadas aéreas. Apesar dos seis minutos de acréscimo, era tarde demais. Ainda não achamos o nosso “matador”.

Se o jogo foi ruim para nós, foi para eles também. Mais uma vez, convoco as sábias palavras de nossos fanáticos, fiéis e melhores torcedores: “Vamos tentar manter a calma, foi apenas o segundo jogo do campeonato. Os outros times não são melhores q nós. E também, ganhamos a primeira fora de casa”.

Obrigado, Pedro. Muito bem lembrado.

Nenhum comentário: